domingo, 11 de agosto de 2013

Artistas que fizeram a história do rock, parte IV

Na última parte, "Artistas que fizeram a história do rock", contaremos de maneira rápida a biografia de Cliff Burton, Kurt Cobain e Kristen Pfaff.
Kurt Cobain (Nirvana)

Kurt Donald Cobain, conhecido mundialmente como Kurt Cobain nasceu no dia 20 de Fevereiro de 1967. Foi um cantor, compositor, guitarrista e músico estadunidense, famoso por liderar a banda Nirvana.
Com uma infância difícil, Kurt viu os pais se separem e isso lhe provocou um terrível trauma e consequências que carregou até o fim de sua vida. O pai se casou novamente e o músico de sentiu excluído pela nova família. A mãe entrou em relacionamento violento do qual não permitia abrir mão. Kurt cresceu sem uma estrutura familiar e passou por diversas casas de parentes e amigos.
Durante os tempos de escola conheceu o baixista do Nirvana, Krist Novoselic que junto com o baterista Chad Channing, Kurt formou a banda no fim da década de 1980. O primeiro disco "Bleach" foi lançado em 1988. Com a saída de Channing, o Nirvana convidou Dave Grohl (atual líder do Foo Fighters) para integrar o grupo.
O single de "Smells Like Teen Spirit" elevou o nome da banda e em 1991 o disco "Nevermind" chegou para marcar e registrar o Nirvana como um dos principais personagens na história do rock.
Mas um final trágico estava prescrito para o músico. Com um histórico depressivo, abusos constantes de remédios e drogas, Kurt Cobain foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa no dia 8 de abril de 1994 (três dias depois de morto). Muitos dizem que ele se matou, outros dizem que ele foi assassinado a mando da sua mulher Courtney Love, mas isso nunca ficou provado.
Cliff Burton (Metallica)

 baixista da banda Metallica, Clifford Lee Burton nasceu em 10 de fevereiro de 1962. Seu primeiro contato com a música foi quando o pai lhe apresentou o jazz e as aulas de teclado.
Cliff trocou a música clássica pelo rock na adolescência. Começou a tocar baixo aos 13 anos, depois da morte do irmão Scott. Sua meta era ser “o melhor baixista por seu irmão”. Tocou na banda Agents of Misfortune de Jim Martin, ex-guitarrista do Faith No More. Entrou para a Trauma em 1982, no mesmo ano deixou a banda e entrou para o Metallica.
A primeira gravação de Cliff com o Metallica foi "Megaforce" e o primeiro álbum, "Kill 'Em All" que traz o famoso solo de Cliff, "(Anesthesia) Pulling Teeth", onde Cliff usa vários efeitos, como o wah-wah, que até então era exclusivo dos guitarristas.
Cliff morreu em 27 de setembro de 1986 em um acidente de ônibus. O músico estava dormindo quando o ônibus da banda derrapou no gelo acumulado na pista e capotou na grama na comuna de Ljungby, perto de Dörarp, região rural do sul da Suécia. Ele foi arremessado para fora do ônibus, que ao capotar caiu em cima dele. De acordo com a perícia, o motorista não estava bêbado.
Kristen Pfaff

Kristen Pfaff foi baixista da Hole, banda da vocalista Courtney Love - viúva de Kurt Cobain. Foi criada em Buffalo, Nova York e passou um curto período de tempo na Europa. Estudou no Boston College, antes de finalmente terminar os estudos na University of Minnesota. Enquanto viveu em Minneapolis, Minnesota, seguindo com a sua graduação, Pfaff aprendeu a tocar baixo sozinha. Ela, o guitarrista e vocalista Joachim Breuer (membro do "The Bastards", banda de Minneapolis) e o baterista Matt Entsminger formaram a banda Janitor Joe.
Janitor Joe crescia na cena musical de Minneapolis, influenciados pelo som grunge do noroeste do país e também pela cena barulhenta e rápida do pós-hardcore de Washington.
Foi em uma turnê pela Califórnia, que Kristen Pfaff acabou sendo abordada por Eric Erlandson e Courtney Love do Hole, que procuravam por um baixista. De início ela recusou convite, mas eles continuaram seguindo ela.
Em 1993, Pfaff aceitou fazer parte do Hole para o lançamento do álbum "Live Through This". A nova formação consistia em Courtney Love, Eric Erlandson, Pfaff e Patty Schemel na bateria.
Segundo histórias, Pfaff teve um caso rápido com Kurt Cobain. Enquanto vivia em Washinton, a capital da heroína, acabou se envolvendo com drogas. Em 1993 entrou para uma clínica de reabilitação e no ano de 1994 tirou licença da Hole e voltou a excursionar com a Janitor Joe.
Depois de um tempo afastada de Seattle, Pfaff voltou regenerada, mas a morte do amigo de Kurt Cobain a deixou transtornada. Kristen foi encontrada morta em seu apartamento. No chão havia sacos contendo seringas e heroína. O relatório constatou que ela morreu vítima de overdose.

Nenhum comentário:

Postar um comentário